7 de dez. de 2010

Mais que merecido

Após amargos 26 anos, o Fluminense está de volta ao topo do futebol brasileiro. O bom trabalho feito por Muricy consagrou-se neste domingo, com uma vitória sofrida diante da fraca equipe do Guarani. Emerson marcou o gol da vitória, e parou por aí. Resultado simples, porém de valor indescritível, somente quem é tricolor sabe.

Voltemos um ano atrás: a situação era outra para o time das Laranjeiras: dado por muitos como rebaixado, o "time de guerreiros" buscou força onde parecia não existir e, heroicamente, salvou-se do rebaixamento na última rodada, em um jogo - que viria a rebaixar o Coritiba -, sobretudo, nervoso. Há mais de uma década, o Flu se encontrou em condição mais dramática: rebaixamento para a Série B em 1997, sucedido, no ano seguinte, por novo descenso, desta vez para a 3ª Divisão.

Agora, o choro não é mais de tristeza...

Após título da Copa do Brasil e vice na Libertadores, a volta por cima do Tricolor confirmou-se com o título mais importante de sua vida: o tricampeonato brasileiro. Sim, tricampeonato. Não importa o que diga a CBF - a mesma não tem credibilidade, convenhamos -, quem vivo esteve viu o Flu de Mikey vencer grandes clubes em um torneio que representava o Campeonato Brasileiro naquele ano de 1970.

Em um campeonato marcado pelo equilíbrio, que foi esse de 2010, o Flu pôde tropeçar e ter momentos instáveis, o que não tira seus méritos. Cruzeiro e Corinthians, segundo e terceiro colocado respectivamente, também fizeram por merecer. E não cabe a ninguém "chorar o leite derramado", seja por tropeço bobo, suposta partida em que alguém entregou ou fez corpo-mole, desfalques, etc., afinal todos tem motivos a alegar.

Muricy, assim como em seus outros títulos brasileiros, pelo São Paulo, formou um time eficiente e equilibrado. Não me lembro de muitas partidas espetaculares e vistosas do Tricolor carioca, mas, sim, de jogos em que o clube defendeu com eficácia majestosa e soube definir a partida em um ou dois lances - foi assim contra Grêmio e Vasco, por exemplo. Outra coincidência entre os dois clubes comandados pelo treinador - agora tetracampeão - é o poderio na bola parada, de grande importância na campanha do Fluzão.

Os destaques tricolores não se restringiram a Muricy Ramalho. Mariano, Gum, Leandro Eusébio, Carlinhos e Conca fizeram temporadas memoráveis. Principalmente o baixinho argentino, autor de 9 gols e 18 assistências, além de ter sido o único jogador "de linha" a jogar todas as partidas do Brasileirão. Impressionante! Sem sombra de dúvidas, o craque do campeonato.

Mais uma vez, apesar das duras críticas e chacotas inventadas, os pontos corridos fizeram justiça, elegendo o Fluminense Football Club como novo rei do Brasil.

Deixo meus sinceros parabéns a todos torcedores do Flu, campeão brasileiro de 2010, com enorme merecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário